Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Ministério Público realizará seminário sobre os direitos das pessoas com deficiência

    Estão abertas, no site do Ministério Público, as inscrições para o Seminário sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, que acontecerá nos próximos dias 28 e 29, das 8 às 18 horas, no Auditório J. J. Calmon Passos, na sede do MP na Avenida Joana Angélica, nº 1312, bairro de Nazaré. O seminário é uma iniciativa do Grupo de Atuação Especial de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Gedef) e pretende fomentar uma discussão acerca do que mudou após a 'Convenção Sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência', que objetiva promover, proteger e assegurar o desfrute pleno e equitativo de todos os direitos humanos e define como pessoas com deficiência aquelas que têm impedimento de natureza física, intelectual ou sensorial que podem obstruir sua participação plena na sociedade com as demais pessoas.

    A abertura do evento acontecerá na próxima segunda-feira, dia 28, às 8h30, e terá como componentes da mesa o procurador-geral de Justiça Wellington César Lima e Silva; o corregedor-geral do MP, Adivaldo Cidade; o ministro da Saúde, Alexandre Padilha; o deputado federal do Rio de Janeiro, Romário Faria; a procuradora de Justiça Rita Rodrigues e a coordenadora do Gedef, promotora de Justiça Silvana Almeida. Em seguida acontecem apresentações do grupo de teatro do Centro de Apoio Psicosocial Rosa Garcia e do Grupo de Capoeira Zé Pezão, vinculado ao Grupo de Amigos das Pessoas com Deficiência de Pernambués.

    O evento segue com palestras sobre a diferença entre pessoas com deficiência intelectual e psicossocial, dentro da palestra ministrada por Romeu Sassaki, consultor de inclusão social. Encerrando as atividades matinais o procurador da República Sidney Madruga falará sobre o ordenamento jurídico brasileiro e os direitos da pessoa com deficiência. Ao fim das palestras será aberto um debate sobre os temas.

    Na tarde do dia 29, os promotores de Justiça Cristiano Farias e Cícero Ornelas falarão sobre dano moral, preconceito e discriminação. Outras questões acerca das necessidades das pessoas com deficiência que serão debatidos no seminário são: os direitos das pessoas com deficiência com base na Constituição e a Lei 10.216/01; a inserção no mercado de trabalho; o direito ao serviço de saúde eficaz e o atendimento prioritário em hospitais; e o Ministério Público e a tutela dos direitos das pessoas com deficiência psicossocial/ intelectual. O evento será encerrado com uma sessão de autógrafos do livro do consultor de inclusão social, Romeu Sassaki, intitulado Inclusão: Construindo uma Sociedade para Todos.

    • Publicações4287
    • Seguidores53
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações10
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ministerio-publico-realizara-seminario-sobre-os-direitos-das-pessoas-com-deficiencia/2936651

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)