Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MP promove bate-papo sobre câncer de mama e mastectomia

    Formas de prevenção e os fatores de risco foram os principais assuntos abordados durante o Bate-papo sobre câncer de mama e mastectomia, promovido pelo Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (Cesau) com a médica mastologista Ana Cláudia Imbassahy, na manhã de hoje, dia 3, na sede do Ministério Público, para membros e servidores da instituição. O câncer de mama é um assunto que preocupa as autoridades governamentais que fazem regularmente campanhas para alertar a população sobre a necessidade da realização de exames preventivos como a mamografia. Mas o assunto ganhou mais espaço nos últimos dias na imprensa depois que a atriz Angelina Jolie divulgou para o público que fez recentemente a cirurgia de mastectomia (retirada dos seios) para prevenir um alto risco de sofrer um câncer de mama. Durante a palestra, a médica Ana Cláudia Imbassahy afirmou que a doença é a primeira causa de neoplasia maligna (câncer) em mulheres. No ano passado foram registrados 1,3 milhões de novos casos no mundo, sendo 52.680 no Brasil.

    De acordo com a mastologista, o câncer de mama possui diversos fatores de risco como o fato de ser uma doença feminina (já que é cerca de cem vezes mais frequente em mulheres do que em homens), a presença precoce da primeira menstruação ou a menopausa tardia, ingestão elevada de gordura vegetal, mutações genéticas e maior risco de incidência da doença em mulheres de status socioeconômico mais elevado. As mulheres devem fazer a mamografia a partir dos 35 anos, mas se forem pacientes de alto risco, com mutações genéticas ou histórico familiar, devem fazer a mamografia a partir dos 25 anos, explicou a médica.

    • Publicações4287
    • Seguidores53
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações164
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mp-promove-bate-papo-sobre-cancer-de-mama-e-mastectomia/100544529

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)